Serviços

Com uma equipe técnica multidisciplinar com experiência comprovada, desenvolvemos estudos com foco principal em:

Diagnóstico e Monitoramento da Fauna Terrestre

O Brasil é um dos países com maior diversidade de fauna do mundo, no entanto ainda há muito que se conhecer sobre a biodiversidade do diferentes biomas existentes. O contínuo crescimento urbano e o desmatamento para atividades agrícola e pecuária vêm diminuindo o habitat das espécies, acarretando no afugentamento e até a morte das mesmas.
Ainda é escasso o conhecimento dos endemismos e biologia de muitas espécies, portanto é essencial o estudo de todos os grupos para qualquer tipo de empreendimento.

Área de atuação:

Diagnóstico e Monitoramento da Fauna Aquática de ambientes Dulcícola e Marinha

Os ecossistemas aquáticos, especialmente as assembleias biológicas, vêm sendo globalmente degradados. Atividades antropogênicas vêm causando profundas alterações nas características biológicas dos ambientes aquáticos, antes mesmo que estes sejam amplamente conhecidos.
O monitoramento biológico é realizado principalmente através da aplicação de diferentes protocolos de avaliação, índices biológicos e multimétricos, tendo como base a utilização de bioindicadores de qualidade de água e habitat. Os principais métodos envolvidos abrangem o levantamento e avaliação de modificações na riqueza de espécies e índices de diversidade; abundância de organismos resistentes; perda de espécies sensíveis; medidas de produtividade primária e secundária; sensibilidade a concentrações de substâncias tóxicas, entre outros.
Para conhecer as condições do passado e presente dos ecossistemas aquáticos trabalhamos com os principais organismos bioindicadores utilizados na avaliação dos ambientes aquáticos.

Área de atuação:

Qualidade da água em rios e reservatórios

Os principais processos degradadores observados em função das atividades humanas nas bacias de drenagem são o assoreamento e homogeneização do leito de rios e córregos, diminuição da diversidade de habitats, micro habitats e eutrofização artificial. Como consequência, tem-se observado uma queda marcante da qualidade da água e perda da biodiversidade aquática em função da desestruturação do ambiente físico e químico, além de alterações da dinâmica natural das comunidades biológicas.
Para avaliar a qualidade da água realizamos diagnósticos através de análises laboratoriais dos parâmetros físico-químicos e microbiológicos estabelecidos pela legislação ambiental vigente tanto para águas superficiais, efluentes brutos e tratados, além de sedimentos.

Inventário Florestal e Fitossociológico

O Inventário Florestal é a base para o planejamento do uso dos recursos florestais, através dele é possível a caracterização de uma determinada área e o conhecimento quantitativo e qualitativo das espécies que a compõe.
Levantamento Fitossociológico tem por objetivo a quantificação da composição florística, estrutura, funcionamento, dinâmica e distribuição de uma determinada vegetação.

 

 Geologia

Diagnósticos, laudos e perícias geológico-geotécnica, além de suporte na elaboração de planos diretores, planos de urbanização e mapeamento de áreas de risco.